quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Madeira laminada e concreto produzem vigas mais resistentes


A combinação de materiais produz vigas com menor deformação, que permitem a adoção de grandes vãos e o uso em edificações com grande nível de carga.

Para o estudo, foram produzidas vigas com dimensões estruturais, semelhantes às adotadas em edificações, com 5 metros de comprimento. A fabricação utilizou um material ecologicamente correto.

A madeira laminada é produto manufaturado resultante da colagem de lâminas de madeira provenientes de florestas plantadas, utilizando uma espécie híbrida de dois tipos de eucalipto (Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla).


fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=madeira-laminada-concreto-produzem-vigas-mais-resistentes&id=010160090710

Tijolo vegetal é feito com "rejeitos" da floresta


Um grupo formado por quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveu um tijolo diferente, mas com o mesmo propósito do tijolo convencional feito com argila.

Esse tijolo poderá ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas é mais apropriado em construções de até quatro andares. Como se trata de um material que naturalmente é um isolante térmico, ele proporciona um ambiente agradável para as construções feitas em lugares de alta temperatura.


fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tijolo-vegetal-e-feito-com--rejeitos--da-floresta&id=010160081028

Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos


A técnica de construção é a mesma utilizada nas casas tradicionais de madeira, com a fixação feita por parafusos, grampos e pregos. Uma das grandes vantagens da casa de bambu é a sua maior resistência a abalos sísmicos.

A casa inteira pode ser construída por oito trabalhadores em um período de três meses.


fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=casa-de-bambu-e-leve--barata-e-a-prova-de-terremotos&id=010160090415

Concreto flexível


É capaz de se autoconsertar sem intervenção humana, a capacidade de se autoconsertar deve-se ao uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de "cicatriz" de carbonato de cálcio.


fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=concreto-flexivel-e-capaz-de-se-autoconsertar&id=010160090506

Concreto de Alto Desempenho (CAD)


O Concreto de Alto Desempenho (CAD) é calculado para se obter elevada resistência e durabilidade.

Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia.

O CAD tem suas resistências superiores a 40 MPa, o que é de extrema importância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com menores dimensões.

Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desfôrmas mais rápidas, diminuição na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execução da obra.

Gesso Acartonado



O Gesso Acartonado é uma grande inovação na construção civil, pois é fácil de montar, nao deixa entulho nem desperdiça material, possui isolamento acústico, é resistente a fogo, tem um ganho de área útil, pois a sua espessura é pequena, e tem um menor peso por m², economizando no dimensionamento de estruturas e fundações.

Histórico e evolução da construção civil no Brasil


Casas de pau-a-pique (taipa), telhado de quatro águas.

Surgem casas simétricas (geminadas = dividindo a mesma parede), com alpendre (entrada lateral), telha francesa, telhado 2 águas, platibanda, vidro, ferro, com pequeno quintal lateral.

Surgem casas com sótons (influência européia).

Surgem residências (casas) unifamiliares.

E finalmente surgem em concreto armado, edifícios unifamiliares (condomínios verticais) com elevadores.

* As casas antigas eram mais frescas devido ao tijolo maciço e ao pé direito alto de 3m.



Aumento da população mundial.